Projetos






Casa de Livros
Este projecto surge com base na necessidade de combater os baixos níveis de literacia, o insucesso escolar e o fraco relacionamento das crianças com o livro e com a escrita.

Tem como objectivos principais:
  • Promover hábitos de leitura e escrita e o gosto pelos livros
  • Estimular a criatividade e expressividade
  • Promover o relacionamento inter-pessoal em torno de um objectivo comum
  • Estimular relações positivas entre as crianças e os seus educadores de referência
  • Promover iniciativas que reforcem o papel educador das famílias


Sementes D´Afecto
Este projecto relaciona-se com a necessidade de existência de um espaço de interacção e de uma rede entre as instituições que trabalham com famílias com crianças até aos 5/6 anos, de forma a podermos proporcionar respostas mais integradas e informadas a esta população.
Tudo isto com vista à prevenção de situações problemáticas e à diminuição dos factores de risco, para que a estas crianças seja proporcionado um período de desenvolvimento inicial saudável e harmonioso, junto das suas famílias.


Tem como objectivos principais:
  • Organização de duas iniciativas anuais em torno da temática da primeira infância;
  • Partilha de experiências e/ou boas práticas, de discussão de casos e de reflexão sobre problemáticas específicas;
  • Aprofundamento da relação e do conhecimento das instituições parceiras neste Projecto;
  • Partilha de informações pontuais e divulgação de acções.




Ameixoeira à Maneira

O Ameixoeira à Maneira assume-se como um projeto de intervenção global que perspectiva a melhoria das condições de higiene do Bairro, a sensibilização e a responsabilização para o cumprimento de deveres, a adopção de boas práticas e melhoria global da qualidade de vida da população.






Festa Comunitária
Trata-se de um projecto que se manteve sempre desde 1993, o início da formação do Grupo comunitário, então ainda Grupo Comunitário das Galinheiras. Com alguma regularidade, umas vezes mais outras menos ambiciosa, a Festa Comunitária surge num esforço conjunto de sinergia entre os parceiros. Na mobilização e organização do evento trabalha-se muito a promoção duma cidadania activa com a população. A sua sustentabilidade está relacionada com o seu papel fundamental na valorização e potenciação de recursos locais, na luta contra a auto-exclusão, no estreitar laços de inter ajuda e vizinhança, na coesão social. 








Sem comentários:

Enviar um comentário